quarta-feira, 7 de novembro de 2007

A comida no estudo das elites


Já o Marquês de Pombal no seu livro: Escritos Económicos de Londres, deu uma importância acrescida ao bacalhau por este fazer parte da cadeia alimentar dos portugueses mas mais propriamente dos pobres. Quando não é o meu espanto ao ler o DN, (porque compro o DN ás segundas-feiras, claro para ler o JCN) no final do Jornal vinha um entrevista ao Cozinheiro Henrique Sá Pessoa, em que este diz: "O Bacalhau vai ser um alimento das elites".

Eu pensei aqui está um bom conselho aos sociólgos que estudam as elites. Isto sim devia ser uma variável, transformando em pergunta: Então senhor ministro têm andado a comer muito bacalhau? e Bolinhos de Bacalhau? e Bacalhau à Brás? Nem um Bacalhau à Zé do Pipo? ou será que as elites cheiram a Bacalhau?

Já repararam na ligação dos estudos de elites e as comidas: W. Sombart e o rosbife ou a tarte de maçã que não combinam com o socialismo, e eu continuou a achar que os americanos são singulares ao comer com o garfo na mão direita, ai talvez a pouca afluência à esquerda?

Sem comentários: