quinta-feira, 8 de novembro de 2007

qUEDA dO mURO dE bERLIM - 9.11.1989






Símbolo da esquizofrenia geopolítica e da rivalidade entre Leste e Oeste, uma abominação provocada pela guerra fria. Foi também considerado o verdadeiro atestado do fracasso do socialismo em manter-se como um modelo de sistema atraente para as populações.


O Muro, além de ser o símbolo da divisão da Alemanha em dois estados pós II Guerra, representava a divisão do mundo em dois blocos: os países capitalistas; e os países socialistas (Marxistas-Leninistas). Este muro provocou a morte a pelo menos 80 pessoas, 112 ficaram feridas, e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de o atravessar






" A solução não é muito linda, mas mil vezes melhor do que uma guerra." John F. Kennedy





Ele foi o primeiro soldado a fugir durante a construção do muro para o Oeste. Esta fotografia, captou o preciso momento em que este soldado salta sobre o arame farpado que dividia as duas partes de Berlim, viria então a ser um ícone fotográfico.


Bernauer Straße


Com uma altura de três metros, separou bairros, cortou cemitérios ao meio e até fechou entradas de igrejas. O relato de Hagen Koch (participou da construção do muro) é deveras impressionante: "A Bernauer Straße foi um caso especial: as paredes das casas delimitavam a fronteira e por isso não foi possível construir um muro nesta zona. Nem podia haver soldados na rua para vigiar a fronteira, porque a rua fazia parte do território da Alemanha Ocidental. Os soldados ficaram nas casas para evitar a fuga pelas janelas. Quando os moradores da Bernauer Straße se deram conta de que os soldados começavam a fechar as janelas e as portas das suas casas, tentaram saltar dos pisos superiores, alguns até do terceiro e do quarto andar."








Uma visão mais romântica (trágico-comédia) do quotidiano dos que estavam para lá do muro e os tempos que vieram depois do pós-queda, é retratado no filme de Wolfgang Becker ," Good Bye Lenin" .

1 comentário:

Anónimo disse...

tive a sorte de lá ter estado pouco dp da queda do muro. O célebre beijo já está quase irreconhecivel. Adorei ver estes post pois tenho o do soldado a fugir e umas pedrinhas do muro e, há muito tempo que não me lembrava disso.