domingo, 11 de novembro de 2007

oBRAS-pRIMAS 2 - " a rONDA dA nOITE"




Rembrandt conheceu fama e prosperidade, 0 que lhe permitiu ter uma vida faustosa durante um bom período de tempo, mas, como não tinha jeito para os negócios, entrou na bancarrota, e acabou mesmo, por morrer na penúria. Ele, também não tinha jeito para fazer exactamente o que lhe pediam. Rebelde como era, acontecia-lhe com frequência pintar quadros que desagradavam aos clientes, como aconteceu, por exemplo, com "A Ronda da Noite", de 1642, considerada a sua obra-prima.


A "A Ronda da Noite", é provavelmente a mais famosa e mais controversa pintura de Rembrandt. Recebeu o título erróneo, de " A Ronda da Noite" no século XIX. Este título referia-se à luz atenuada, resultante do estado de conservação e sujidade em que se encontrava, só mais tarde quando foi limpa é que se descobriu a existência do resto da composição e do grupo . O título original seria "Companhia do Capitão Banning Cocq e do Tenente van Ruytenburgh".
Existe uma ideia de separação do grupo, de modo que as personagens individuais e os participantes se mantenham absorvidos nas suas próprias acções, estando cada um sozinho. O capitão pode ser visto em primeiro plano vestido de preto, e o tenente vestido de amarelo. Na realidade, a pintura inclui um reportório de poses e retratos de figuras pintadas em outras obras, por exemplo: o cavaleiro com capacete e lança é "Alexandre, O Grande" ; podemos ver também uma outra figura de outra obra " O Homem com Capacete Dourado",.
Em resumo, esta obra foi recusada pelo Capitão Cocq, porque, em primeiro lugar, "encomendara o seu retrato e não o retrato da Companhia"; em segundo lugar, porque aquela não era uma cena de mudança de guarda e sim "o cenário de uma ópera-bufa"; e, em terceiro lugar, porque o preço era "muito alto".

2 comentários:

Dita disse...

São coisas da vida, os artistas nunca são bons gestores!!!

Anónimo disse...

guapissimo