sábado, 17 de novembro de 2007

oBRAS-pRIMAS 4 - "vISTA dE tOLEDO"


El Greco (1541-1614), foi um pintor grego, que realizou toda a sua obra na Espanha. Também, notabilizou-se na escultura e arquitectura. O estilo dramático e expresivo de EL Greco foi considerado estranho pelos seus contemporâneos, mas é nos séculos XIX-XX, que é reconhecido como um grande mestre, sendo considerado um precursor do expressionismo, surrealismo e do cubismo. Segundo os estudiosos modernos, consideram-no como um artista individual não pertencente a nenhuma das escolas convencionais. Utiliza a deformação da figura humana ideal, muitas vezes com o propósito de realçar a expressividade, assim como o alongamento tortuoso das suas figuras e, também a utilização de pigmentação fantástica ou mesmo fantasmagórica.
  • O género de "Paisagem" é muito recente na história da pintura, desenvolveu-se a partir do século XVI, com a obra Vista de Toledo, El Greco foi considerado um dos precursores deste género, o primeiro da arte espanhola. Não se sabe o motivo que o levou a pintar esta vista, supõe-se que pode ter sido uma exaltação à cidade de Toledo, tão querida por El Greco, ou apenas uma maneira de seguir seus estudos de luz e cromatismo frio (presente nos clarões provocados por relâmpagos nocturnos) visto que esta mesma obra serviu como modelo para paisagens de fundo de obras posteriores. Partindo de uma perspectiva baixa, o olhar é conduzido ao longo da colina até ao centro da cidade, dominada pelo Alcazar e a catedral. A visão tempestuosa de Toledo que o artista nos dá, é de um poderoso impacto visual, cheia de mistério. Os relâmpagos emanam uma luz fria, cinzenta e fantasmagórica, que ilumina a cidade e destaca o conjunto de edifícios, principalmente a torre da Catedral de Toledo. El Greco confere um efeito dramático à cena com a utilização de variações das cores verdes, azuis e cinzas, com linhas perpendiculares e retorcidas que desenham a vegetação, o rio e as fileiras de edifícios.
A história guarda silêncio quanto à questão de saber se o artista pretendia passar uma determinada mensagem. A Vista de Toledo foi acolhida como uma revelação pelos pintores expressionistas e surrealistas.

Sem comentários: