terça-feira, 20 de novembro de 2007

tOLSTOI





Leão Tolstoi (1828-1910), um dos escritores mais importantes da literatura russa do século XIX. Pertencia à alta nobreza russa e, serviu o exército durante as Guerras do Cáucaso e da Crimeia. Esta experiência marcou-lhe profundamente, com uma vida pessoal cheia de conflitos e a uma personalidade dividida, Tolstoi aproximou-se, gradualmente, de uma posição pacifista e anarquista, recusando toda forma de governo. Associado à corrente realista, analisou profundamente a sociedade em que viveu.


As suas obras mais famosas são: Guerra e Paz e Anna Karenina. Considerado um dos romances mais importantes da história da literatura universal e uma das obras-primas do realismo, Guerra e Paz é uma visão épica da sociedade russa entre 1805 e 1815. Dela emana uma filosofia extremamente optimista, que atravessa os horrores da guerra e a consciência dos erros da humanidade, é uma das obras mais volumosas da história da literatura universal. Conta a história de duas famílias russas durante a invasão napoleónica e, são referenciadas mais de quinhentas personagens. Anna Karenina, um dos melhores romances psicológicos da literatura moderna, esta obra inicia com uma das mais famosas frases de Tolstoi: "As famílias felizes parecem-se todas; as famílias infelizes são infelizes cada uma à sua maneira.", centrada num caso de adultério, desnuda as convenções sociais da nobreza russa.






Nos seus últimos anos, depois de várias crises espirituais converteu-se numa pessoa profundamente religiosa, aos poucos suas inclinações voltaram-se para a religião. Leon Tolstoi tornou-se gradualmente em um cristão evangélico, uma espécie de apóstolo, pregando para os seus. Ao renegar a religião ortodoxa, criticando as instituições eclesiásticas acabou por ser excomungado. Tolstoi tentou entregar as suas propriedades em favor dos pobres, mas a família o impediu, provocando assim um distanciamento destes. Decide entrar para um mosteiro e, no dia 31 de Outubro de 1910, embarca num comboio, acompanhado apenas da filha Alexandra e de um criado. Com a saúde abalada, foi obrigado a descer na pequena cidade de Astapovo, sendo acolhido pelo chefe da estação, onde morre miseravelmente vítima de pneumonia







Tolstoi, é considerado o expoente do anarquismo cristão que também é conhecido pelo cristianismo libertário, com base nos ensinamentos de Cristo, defende que a única autoridade legítima é Deus e, repudia qualquer autoridade secular, inclusive a Igreja enquanto instituição corrompida. Ele e seus pensamentos de anarquismo cristão foram uma grande influência para Mahatma Gandhi, que trocaram correspondência até sua morte, em 1910.

1 comentário:

Dita disse...

morto pela sua própria ideologia (literalmente)